Segurança

Após morte de zelador, Uece anuncia reforço da segurança no campus do Itaperi

Universidade afirmou que fará intervenções estruturais para aumentar a segurança, como melhorias na iluminação e na vigilância eletrônica

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) publicou nota, nesta quinta-feira (22), para lamentar a partida do zelador terceirizado Márcio José Galdino Maciel, de 43 anos, encontrado morto com sinais de golpe de foice na lagoa do campus do Itaperi, na tarde de quarta (21). Além disso, a instituição afirmou que fará intervenções estruturais para aumentar a segurança e garantiu que colabora com as forças de segurança para a “rápida elucidação” dos fatos do homicídio.

“A Universidade salienta que essa ocorrência — o primeiro homicídio registrado em suas dependências nos quase 50 anos de história — já está sendo investigada pelo órgão responsável, a SSPDS-CE [Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará], e informa à comunidade que ações voltadas para a segurança vêm sendo realizadas e aprimoradas desde 2023, especialmente no campus Itaperi, sendo ele o maior em tamanho e em fluxo de pessoas”, escreveu a instituição.

Para este ano, a administração prevê melhorar a iluminação do local e ampliar a vigilância eletrônica por meio de novas licitações e contratações. Outro projeto objetiva a urbanização no entorno da lagoa do campus, favorecendo a prática de atividades realizadas pela comunidade interna e externa e fortalecendo o papel da universidade pública.

REFORÇO NA SEGURANÇA

O campus do Itaperi conta, atualmente, com duas equipes de segurança, sendo uma privada e outra formada pela Guarda Patrimonial da Polícia Militar, que atuam 24 horas por dia. Segundo a Uece, no ano passado, as equipes ampliaram o número de rondas feitas diariamente. “Em casos suspeitos, é realizada uma abordagem e, se necessário, revista”, afirmou a instituição.

Além disso, no ano passado, foi inaugurado o “Botão de Emergência”, um recurso que pode ser acessado no menu inicial do aplicativo da universidade, que deve ser utilizado sempre que necessário, em situações de risco ou violência, acidente ou outras emergências.

Ainda em 2023, foram substituídas 150 lâmpadas de postes de iluminação pública do campus por lâmpadas de LED.

MORTE NO CAMPUS

O zelador Márcio José Galdino Maciel, 43, foi encontrado morto com sinais de golpe de foice na lagoa do campus do Itaperi, da Uece, na tarde dessa quarta-feira (21). Ele trabalhava na instituição há sete anos. O suspeito de envolvimento no crime, um homem de 26 anos, está foi ouvido pela Polícia Civil.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin