CapitalCearáInterior

Número de casos de dengue no Ceará cai 68%, afirma secretaria

A Incidência de dengue no Ceará até fevereiro deste ano caiu 68% se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará. Neste ano foram 803 casos confirmados, enquanto que no passado foram mais de 1.300 até fevereiro.

As cidades de Alto Santo, Brejo Santo, Guaramiranga e Iracema têm incidências acima de 300 casos por 100 mil habitantes, em relação aos casos notificados. Considerando casos confirmados, o município de Alto Santo apresenta alta incidência, atingindo o nível epidêmico da doença.

Não há ocorrências de mortes no Ceará neste ano em consequência da dengue.

Cuidados dentro de casa
O fumacê só mata parte dos mosquitos adultos. O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão nas caixas d´água, potes, baldes, pneus, lajes, bandejas das geladeiras, onde estão os focos do mosquito.

Daí, a necessidade de manter os quintais sempre limpos, recolher todo objeto que acumula água, até mesmo tampinhas de refrigerante e cascas de ovos. Os baldes com água acumulada para utilidades domésticas devem ficar bem tampados.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana porque os riscos podem continuar ameaçando a saúde da família e dos vizinhos. Isso porque em pouco mais de oito dias os ovos depositados pela fêmea escondidos em algum lugar dentro de casa e no quintal, em contato com a água, podem virar larva, pupa e depois o mosquito adulto, voando por aí e transmitindo dengue,chikungunya e zika.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin