Prefeito Ivo Gomes apresenta experiência dos jardins biofiltrantes de Sobral em evento nos EUA
Os jardins beneficiam o ecossistema aquático e a qualidade de vida dos praticantes de atividades físicas e cidadãos que residem no entorno da área
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, participa, nesta quarta-feira (26/04), da “Cúpula das Cidades das Américas 2023 – Rede Latino-americana e Caribenha de Biodiversidades”, em Denver – Colorado, nos Estados Unidos, promovida pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Na ocasião, a convite do banco, com quem o município possui um empréstimo de U$ 50 milhões para ações do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), o prefeito apresentou a experiência exitosa com os jardins biofiltrantes dos Parques da Cidade e Pajeú. Reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro, a estrutura, composta por 14 tanques, filtra de forma natural a água do Riacho Pajeú, tornando o seu leito mais limpo e ambientalmente saudável.
A filtração da água (fitorremediação) se dá pelo crescimento das plantas, que absorvem os compostos químicos dissolvidos na água e transformam o que seria poluição em fertilizante para a formação de biomassa vegetal. A zona de raízes por onde passa a água também serve de substrato para colônias de bactérias que transformam compostos nitrogenados tóxicos e geradores de mau cheiro, como a amônia, em nitritos e nitratos, que podem também ser facilmente absorvidos pelas plantas.
Os jardins beneficiam o ecossistema aquático e a qualidade de vida dos praticantes de atividades físicas e cidadãos que residem no entorno da área. Além da funcionalidade na melhoria da qualidade da água, também compõem o paisagismo dos dois parques.
“Membros do CAF entendem que estamos desenvolvendo importantes obras de infraestrutura através do Prodesol. Muito orgulho da nossa cidade, que agora, além da área educacional, também divide experiências de sucesso na área do Meio Ambiente com o resto do mundo”, destacou o prefeito.
CÚPULA DAS CIDADES DAS AMÉRICAS 2023
O evento promove a cooperação regional, reunindo líderes subnacionais de todo o Hemisfério Ocidental com representantes diversos e inclusivos do governo, sociedade civil, empresas, academia, juventude, cultura e artes, e grupos indígenas e sub-representados.
Haverá sessões plenárias, mesas redondas de partes interessadas, painéis de especialistas, sessões de networking, compromissos comerciais e atividades de divulgação pública, tudo para abordar uma série de prioridades compartilhadas pelas comunidades locais nas Américas.
A Cúpula das Cidades das Américas de 2023 está sendo realizada em Denver, Colorado. Com conexões robustas em todo o hemisfério, comunidades empresariais e culturais prósperas e resilientes e um compromisso com a sustentabilidade, Denver e Colorado exemplificam o que há de melhor em inovação em nível municipal e estadual.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024