Sobral

Experiências na área da educação de Sobral são apresentadas para quatro países africanos

Quatro países africanos (Moçambique, Quênia, Nigéria e República da Serra Leoa), vieram em missão para conhecer as experiências exitosas

O município de Sobral recebeu, nos dias 30 e 31 de março (quinta e sexta-feira), uma comitiva do Banco Mundial e de quatro países africanos (Moçambique, Quênia, Nigéria e República da Serra Leoa), que vieram em missão para conhecer as experiências exitosas e os avanços alcançados pelo município na área da educação, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

O objetivo da missão é extrair lições importantes que podem ajudar na concepção e implementação de intervenções de aprendizagem fundamental em seus respectivos países, incluindo: a importância de avaliar a aprendizagem dos estudantes para orientar a política educacional; a coerência instrucional e a governança no nível dos municípios e escolas; e o fornecimento de incentivos para alcançar resultados educacionais.

Em reunião com a comitiva, na manhã da quinta-feira, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, falou sobre o caminho percorrido por Sobral para chegar aos bons resultados que tem hoje na área da educação. “As nossas mudanças aqui começaram há 27 anos, e o que está se colhendo agora foi plantado bem lá atrás. Agora, a gente vem colhendo os frutos e vendo o resultado do trabalho dos profissionais da Educação de Sobral, que saiu de um dos piores resultados do Ideb para alcançar o topo do ranking alguns anos atrás. Eu fico muito feliz de saber que nossa cidade hoje é um farol para muitos lugares no mundo, por termos conseguido provar que é possível oferecer educação de qualidade mesmo em um município pobre”, disse.

Para entender como as políticas públicas de educação são executadas na prática, a comitiva visitou as escolas Maria Dias Ibiapina, Edgar Linhares, José da Matta e Padre Osvaldo Chaves, que estão entre as escolas municipais com os maiores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para ver de perto como funciona o processo de ensino e aprendizagem de estudantes na educação básica.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou a satisfação em receber a comitiva. “É sempre uma alegria receber em nossa cidade, líderes mundiais interessados em ver de perto como o nosso sistema educacional funciona. O trabalho que nós desenvolvemos aqui se tornou uma referência para outras nações, e nós ficamos felizes em compartilhar as nossas práticas de ensino e aprendizagem”, pontuou.

Além disso, a comitiva, composta por cerca de 30 pessoas, participou da realização de workshops com coordenadores e gerentes da Secretaria da Educação de Sobral, que abordaram assuntos como o currículo educacional do município, a formação continuada de professores, a gestão escolar do município e a aplicação PISA for Schools.

Os visitantes conheceram ainda, durante a noite da quinta-feira, o Museu de Ciências e o Planetário de Sobral.

BANCO MUNDIAL

Com sede nos Estados Unidos da América, o Banco Mundial é uma organização internacional que vem atuando com a concessão de empréstimos para nações em desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir com o avanço econômico e social de seus países-membros.

Assessoria da Secretaria da Educação de Sobral
Jornalista responsável: Saulo Lobo
Contato: (88) 9 9334-8558
Texto: Jocélio Tavares

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin