Fortaleza tem 11 estrangeiros no clube para a temporada de 2023; veja lista
O Leão investiu no mercado sul-americano para o elenco e a comissão técnica
O Fortaleza investiu no mercado sul-americano e ampliou o número de estrangeiros no clube para a temporada de 2023. Para além do elenco, a gestão também trouxe profissionais para a comissão técnica, que segue com o treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, de contrato renovado até 2024.
No momento, o clube possui 11 estrangeiros. São nove argentinos, um mexicano e um colombiano.
“Os jogadores estrangeiros que vem ao Brasil têm que se adaptar rapidamente à cultura, à vida e ao futebol. Acho que temos jogadores com capacidade para isso e minha conversa com eles é comentar minha própria experiência. Eu também sou estrangeiro, mas já sinto que se há trabalho, compromisso, boa convivência e humildade necessária, o jogador estrangeiro será muito bem recebido e pode fazer seu trabalho de uma forma muito legal”.
JUAN PABLO VOJVODA
Técnico do Fortaleza
A perspectiva representa uma ampliação das opções do departamento de futebol, fugindo do cenário convencional do mercado nacional. Além disso, a chegada de ‘gringos’ também significa uma maior internacionalização da marca, em movimento paralelo às participações em torneios da Conmebol.
ESTRANGEIROS NO FORTALEZA EM 2023
COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Juan Pablo Vojvoda (ARG)
- Auxiliar: Gastón Liendo (ARG)
- Auxiliar: Nahuel Martínez (ARG)
- Preparador Físico: Luiz Azpiazu (ARG)
- Preparador de Goleiros: Santiago Piccinini (ARG)
- Psicólogo: Christian Rodríguez (MEX)
ELENCO
- Emanuel Brítez (ARG)
- Tomás Pochettino (ARG)
- Lucero (ARG)
- Silvio Romero (ARG)
- Brayan Ceballos (COL)
REGRA DA CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) limita o uso de jogadores estrangeiros em competições nacionais. Hoje, há uma restrição da entidade que permite apenas cinco gringos relacionados por partida.
O trecho está no artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF: “Os Clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direito”, diz trecho.
O regimento se aplica em torneios como Campeonatos Estaduais, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A. Em eventos internacionais, como Sul-Americana e Libertadores, a Conmebol não restringe o uso de estrangeiros.
No momento, o Fortaleza pode relacionar todos os estrangeiros do elenco em cada jogo. Caso o time contrate mais um gringo, Vojvoda precisará cortar um atleta por partida, em eventos locais, regionais e nacionais.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024