TJDF decide por exclusão do Crato do Campeonato Cearense 2022
O Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará optou pela anulação de quatro jogos envolvendo o Crato
O Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJDF-CE) decretou em julgamento, nesta segunda (25), a exclusão do Crato do Campeonato Cearense de 2022. O processo foi retomado após adiamento na última terça (19), com a consolidação da investigação sobre a manipulação de resultados pelo clube. A medida não afeta a tabela ou o título conquistado pelo Fortaleza.
Isso porque, dentro do processo, o TJDF-CE indicou que só quatro jogos deveriam ser anulados: Pacajus 5×0 Crato, Iguatu 7×0 Crato, Crato 0x2 Atlético-CE e Ferroviário 4×0 Crato. Os referidos confrontos terminaram com a derrota do Crato, ou seja, não há impacto direto na tabela de classificação.
Em sua decisão final, o Tribunal determinou que a Federação se abstenha de homologar os resultados do Campeonato Cearense de 2022. Isso, com a finalidade de oficializar a exclusão do Crato.
Por meio da assessoria, a posição daFCF foi de aguardar a publicação do resultado do julgamento para se pronunciar.
Entenda o julgamento
Durante o julgamento, a corte do TJDF-CE conduziu o julgamento para dois caminhos: o primeiro, com a invalidação de quatro jogos do Crato, listando apenas os jogos em que foram constadas a manipulação (o que não afetaria a tabela de classificação); enquanto o segundo envolveria um total de 16 partidas invalidadas (mudança a tabela de classificação).
No momento da votação, os auditores firmaram os votos do julgamento, decretando empate em 3 a 3. Por conta de um artigo da CBJD, em face do empate da dosimetria da pena imposta, a legislação indica que o cenário mais brando de punição seja imposto, o que resultou na opção de apenas quatro jogos anulados.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024