Esportes

Após reforma no gramado, PV vai ganhar nova coberta e catracas inteligentes

Estádio Presidente Vargas é o mais antigo do Ceará

Aos 80 anos, o Estádio Presidente Vargas passa por mudanças significativas. Usado como hospital de campanha durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, a reforma da praça esportiva no bairro Benfica, em Fortaleza, caminha. Além da troca do gramado e da parte hidráulica, outros setores passarão por manutenção e modernização. 

Mais tecnológicas, as catracas vão permitir uso do Bilhete Único para acessar o local. Também haverá instalação de telas LED e CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Ao Diário do Nordeste, o titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Secel), Ozires Pontes, adiantou que todas as ações estavam previstas. 

“As catracas terão sistemas inteligentes que fazem a leitura de código de barras, cartões com chips e QR Codes, compatíveis, por exemplo, com cartões utilizados pelos programas dos Sócios Torcedores e cartões aderidos por programas diversos, como, por exemplo, o Bilhete Único, adotado pelo município para transportes coletivos, permitindo comodidade e agilidade aos usuários que quiserem frequentar o PV para assistir um evento esportivo. Vai ser o mesmo PV, mas mais tecnológico.” Ozires Pontes Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza

Legenda: Reforma do equipamento visa manutenção e modernização da praça esportiva.
Foto: Alano Maia

A mais recente mudança é a da cobertura metálica, que será substituída por outro material e ganhará a cor branca. Banheiros e cabines de imprensa serão reformados. Houve a construção de mais três poços profundos, além dos dois já existentes. Troca de algumas cadeiras da arquibancada e de toda a iluminação foram feitas. Tudo previsto no orçamento e no plano de reforma, de acordo com Ozires Pontes. 

Depois do gramado, com irrigação que reconhece até quando chove, moderno sistema de drenagem e catracas novas, as telas de LED serão usadas para mostrar o placar da partida e promover algum entretenimento a mais para o público. Mas outro equipamento será implantado: o CFTV (Circuito fechado de televisão).

“A tecnologia vai permitir a identificação do cidadão que esteja sendo procurado pelo sistema judiciário. A Polícia poderá fazer uso do mesmo durante um evento para encontrar alguém que esteja, por exemplo, numa lista de “procurados”, explicou o titular da pasta.

Iniciadas em agosto de 2021, as obras devem ir até abril, quando o estádio será entregue à população. Ainda de acordo com o Secretário, só haverá atraso se surgir alguma demora nas licitações envolvendo a compra das telas de LED, CFTV e catracas.

Inaugurado em 14 de setembro de 1941, o PV é o estádio mais antigo do Ceará. Viu Pelé, Marta, Garrincha… Também foi palco de grandes Clássicos-Rei e testemunhou duelos entre Gildo e Mozart. Além do jogo festivo com as Seleções do Brasil e da Itália, que disputaram o Mundial de 1994. A última grande reforma ocorreu entre 2008 e 2011.

Veja outras imagens:

Legenda: A estrutura metálica retirada será substituída por outro tipo de material e terá a cor branca.
Foto: Alano Maia
Legenda: Estrutura metálica cobria cabines de imprensa e parte da arquibancada do PV.
Foto: Alano Maia
Legenda: Imagem mostra que estrutura da cobertura metálica do PV já foi retirada.
Foto: Alano Maia

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin