Brasil

Risco de rompimento em barragem leva Prefeitura de Pará de Minas a evacuar moradores

A situação da represa foi classificada como “crítica” por autoridades

A Prefeitura de Pará de Minas emitiu um alerta, neste domingo (9), determinando a evacuação imediata dos moradores devido ao risco de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca. Fortes chuvas banharam a região. A situação da represa foi classificada como “crítica” por autoridades. 

Equipes do Município e da Defesa Civil estão monitorando o local, administrado pela empresa Santanense. 

“Esse é um alerta sério, e nós pedimos a todos vocês que repassem esse alerta. É um risco devido às intensas chuvas. E, para evitar uma tragédia maior, estamos fazendo esse alerta.” Prefeitura de Pará de Minas nas redes sociais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais compartilhou um vídeo com um sargento do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas reforçando a orientação para que os residentes da região abandonem as casas imediatamente.

“Toda a população que se encontra nas proximidades do Rio São João e Pará, localizados logo abaixo da barragem do Carioca, que evacue de forma imediata a área. Neste momento, existe o risco de rompimento da barragem do Carioca”, alerta o profissional na gravação. 

A Defesa Civil estadual informou, em nota ao portal Uol, que “preventivamente, foi realizada a evacuação preventiva, até o momento, de 34 pessoas que se encontravam em locais de risco”. “Outras 32 pessoas estão em comunidades, as quais estão com acesso dificultado Os órgãos envolvidos buscam caminhos alternativos para acessá-las”, declarou. 

Segundo a Prefeitura de Pará de Minas, há pontos de apoio à população em Carioca no posto de saúde e no salão ao lado da igreja. “O objetivo é receber as famílias dos moradores das imediações da barragem que não têm para onde ir”, esclareceu.

Foto: reprodução

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin