Água potável, problema do nordeste e de Taperuaba
Cerca de 2.500 poços artesianos serão construídos na Região Nordeste até 2018. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, quarta-feira (8) de setembro, em Recife (PE). A ação apoiará a Operação Carro-Pipa, conduzida pelo Exército, por meio do Comando Militar do Nordeste.
A noticia traz esperança para a região, porém a necessidade vivida por quem reside no nordeste, em Sobral ou mesmo em Taperuaba, já é sentida a décadas. Nos últimos anos a falta de chuvas e o descaso das autoridades em todos seus níveis, federal, estadual e mesmo municipal, isso só vem se agravando.
Moradores do distrito de Bonito, na zona rural do Município de Canindé, no Sertão Central cearense, vivem um dilema com a falta d’água naquela localidade. De acordo com populares, a única fonte de água potável, um poço que tem equipamento de dessalinização há meses não passa por manutenção, o que tem piorado a qualidade da água consumida pelas pessoas da comunidade.
Uma cacimba foi cavada no leito de um rio que fica nas proximidades da sede daquele distrito, tem uma boa vazão de água, mas segundo os moradores, a qualidade não é boa, servindo apenas para lavar roupas e tomar banho, como também para o consumo dos animais. Outro fator que incomoda é a dificuldade de captar e o transporte da água, levando em conta que algumas pessoas utilizam carrinho de mão para ter acesso ao bem quase em extinção, porém, nem todas as pessoas tem essa facilidade, é o caso de Maria Pereira Abreu de 50 anos, que mesmo com essas dificuldades e a idade que não lhe permite trabalho pesado leva a água na cabeça em pelo menos dez viagens por dia da cacimba para a sua casa.
A realidade de Bonito (Canindé) é a mesma de Taperuaba e de todo o ceará. Ao menos Taperuaba ganhou um poço artesiano para servir a comunidade. Bem, essa deveria ser a realidade, mas algumas coisas não acontecem como deveriam. Nós do Portal Taperuaba.com, fizemos uma visita a casa do Sr. Anderson que é a pessoa responsável pelo o abastecimento e distribuição no poço que fica localizado na Vila Mimosa. Anderson nos explicou que uma das bombas de abastecimento teve que passar por reparos e o poço ficou sem funcionar alguns dias, mas o equipamento já foi devidamente concertado e funcionando normalmente, porém as bombas vem sendo sobrecarregadas com aquecimento devido a grande demanda, por isso para o bom funcionamento do sistema que bombeia, filtra, armazena e distribui a água é preciso que haja uma conscientização de toda a população como não desperdiçar e usar apenas o necessário.
Soluções definitivas ainda parece uma utopia, mas idéias simples quando bem implantadas, minimizam bem.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024