Gorila africana famosa por selfie morre nos braços de guarda que cuidou dela por 14 anos
Ndakasi se tornou conhecida pela história e personalidade que tinha e virou uma das atrações do Parque Nacional de Virunga
A gorila africana Ndakasi, famosa por uma selfie em que apareceu em pé com outra gorila e um funcionário do Centro Senkwekwe, morreu, na terça-feira (5), nos braços do guarda André Bauma, que cuidou dela durante 14 anos.
O anúncio foi feito pelo Parque Nacional de Virunga (PNVi). Ndakasi se tornou conhecida pela história e personalidade que tinha e virou uma das atrações do equipamento natural e turístico situado no leste da República Democrática do Congo.
“Com grande pesar, Virunga anuncia a morte da gorila da montanha órfã Ndakasi, que residia no centro de Senkwekwe havia mais de uma década”, informou o comunicado do PNVi.
“Na noite de 26 de setembro, após uma longa doença, seu estado se agravou rapidamente e Ndakasi morreu nos braços de seu guarda e amigo de longa data, André Bauma”, acrescentou.
“A vida de Ndakasi está bem documentada e sua personalidade calorosa já apareceu em muitos programas e filmes (…). Ela também alcançou a fama na internet em 2019, quando uma selfie viralizou no Dia da Terra”, lembrou o PNVi.
História da gorila
Ndakasi nasceu em abril de 2007 e ficou órfã dois meses depois, quando milicianos mataram a mãe dela. O estado de saúde que se encontrava a impediu de voltar à vida selvagem, então viveu em uma instalação do PNVi, onde ela e Ndeze foram cuidadas por 11 anos.
Localizado na fronteira com Ruanda e Uganda, o Parque de Virunga cobre 7.800 km² da província de Kivu do Norte, no leste do país.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024