WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta segunda-feira (4)
Com o aplicativo fora do ar, usuário já fizeram mais de 17 mil reclamações no site DownDetector
Os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook apresentaram instabilidade no fim da manhã desta segunda-feira (4). Conforme o site DownDetector, que analisa falhas em sites e plataformas, pelo menos 17 mil notificações de problemas foram registradas a partir das 12h50.
Os aplicativos começaram a voltar a funcionar, para alguns usuários, no começo da noite.
Em comunicado, o Facebook confirmou o problema e afirmou que está trabalhando para que as coisas voltem ao normal. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.
O WhatsApp e o Instagram também usaram seus perfis no Twitter para confirmar a instabilidade. Até o momento, segundo informação revelada pelo The New York Times, uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada aos data centers da empresa na Califórnia com o intuito de reiniciar manualmente os servidores que comportam as redes.
FUNCIONÁRIOS DO FACEBOOK
Conforme o site norte-americano The New York Times, dois membros do time de segurança do Facebook afirmaram, sigilosamente, que a causa do problema não deve ter vindo de ataques hackers. Eles pontuaram à publicação que os três aplicativos possuem tecnologias diferentes, que não poderiam ser afetadas diretamente por apenas uma invasão.
Para John Graham-Cumming, chefe de tecnologia do Cloudfare, uma empresa de infraestrutura web, a falha deve ter sido ocasionada em algum dos servidores da companhia de Zuckerberg, impossibilitando o login dos usuários por meio da plataforma.
Ainda de acordo com as informações do New York Times, a comunicação interna do Facebook também apresentou problemas nesta segunda-feira (4), impossibilitando o trabalho dos colaboradores. Por conta disso, alguns deles teriam sido barrados na entrada da companhia, já que o sistema não estava reconhecendo as identidades mostradas nos crachás.
USUÁRIOS DO TWITTER
No Twitter, outra rede social, usuários relataram os problemas de acesso. Pelo menos 407 mil tweets foram registrados sobre o tema em cerca de dez minutos, levando o WhatsApp aos Trending Topics no início desta tarde.
Não faltou o comentário do próprio Twitter, que aproveitou a ocasião para obter repercussão entre os usuários da plataforma. “Oi, literalmente, todo mundo!”, escreveu o perfil.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024