Dom Tomé renuncia à Diocese de São José do Rio Preto, em SP, após vazamento de vídeo íntimo
Pedido de renúnica foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado nesta quarta (18)
O bispo Tomé Ferreira da Silva renunciou oficialmente ao cargo na Diocese de São José do Rio Preto, em São Paulo. Aceito pelo Papa Francisco, o pedido foi divulgado nesta quarta (18) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O motivo da renúncia estaria ligado ao vazamento de um vídeo íntimo do bispo, no qual ele aparece acariciando o órgão sexual em uma videochamada.
O caso viralizou na última sexta-feira (13), mas o religioso não se pronunciou sobre o assunto. Com a saída de Tomé Ferreira, o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Moacir Silva, assume o cargo.
“A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia. D. Tomé Ferreira da Silva”, diz o comunicado da CNBB.
Renúncia em 2018
Dom Tomé renunciou ao cargo de coordenador regional da Arquidiocese de Ribeirão Preto, vinculado à CNBB, ainda em setembro de 2018.
Na época, cerca de um mês antes da renúncia, foi divulgada a informação de que o Vaticano investigava o bispo por suposta omissão em casos de abuso sexuais na diocese.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024