Sobral

Sobral recebe comitiva da Paraíba para demonstração das ações de gestão de resíduos

O modelo operacional de compostagem feito em Sobral servirá de exemplo para a implantação desta mesma prática no estado da Paraíba

A Prefeitura de Sobral recebeu, nesta sexta-feira (13/08), uma equipe da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba (SEAFDS), para uma visita técnica ao Pátio Municipal de Compostagem, que é gerenciado pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

A comitiva paraibana, composta pelo assessor do Controle Interno da SEAFDS, Jorge Luís, e a estagiária em agroecologia, Talita Monteiro, foram recepcionados pelo secretário da Sesep, Carlos do Calisto, e a equipe da Coordenação de Gestão Integrada de Resíduos. Na ocasião, houve apresentação das ações e dos resultados obtidos por Sobral na prática de compostagem.

Nas dependências do Pátio Municipal, os visitantes observaram o processo de destinação final dos resíduos orgânicos produzidos na cidade até a transformação em composto orgânico.

O modelo operacional de compostagem feito em Sobral servirá de exemplo para a implantação desta mesma prática no estado da Paraíba. Para o secretário da Sesep, Carlos do Calisto, a visita técnica é uma forma de certificação das boas práticas que Sobral vem realizando. “É a prova do reconhecimento das nossas ações enquanto poder público que, seguindo as diretrizes das nossas leis ambientais, podemos dar um bom exemplo, inspirar novas ações aos companheiros de outros lugares e cumprirmos com nossas obrigações ambientais”, enfatizou o secretário.

PÁTIO MUNICIPAL DE COMPOSTAGEM

O Pátio Municipal de Compostagem, no mês de julho, produziu mais de 11 toneladas de composto orgânico. O material é destinado à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) para a produção de mudas no Horto Municipal (Serrote do Piaba, distrito de Bonfim), onde são produzidas, anualmente, cerca de 100 mil mudas de diferentes espécies nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais.

As mudas são utilizadas em áreas verdes do município e na arborização de praças, como a Praça São Francisco, que atualmente está sendo revitalizada. Além disso, o adubo também é doado para a população.

O composto é produzido com material recolhido pela coleta seletiva, gerida pela Sesep, que recolhe, diariamente, podas de árvores e lixo orgânico do Mercado Público.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin