Coronavírus

Milagres é o primeiro município do Cariri a iniciar terceira fase da vacinação contra a Covid-19

Aplicação da primeira remessa de doses deverá ser feita até sexta-feira (14). Enquanto isso, Crato e Juazeiro do Norte ainda estão concluindo a segunda etapa

O município de Milagres foi o primeiro na região do Cariri a iniciar a terceira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. O trabalho de aplicação das doses teve início na segunda-feira (10). Nesta etapa, estão sendo contempladas pessoas com deficiência permanente, comorbidades, grávidas e puérperas. Já as duas principais cidades do Sul do Estado, Juazeiro do Norte e Crato, ainda estão concluindo a segunda fase de imunização.  

Para avançar para a terceira fase, os municípios devem vacinar, pelo menos, 90% dos idosos entre 60 e 64 anos. No Cariri, apenas Milagres (95%) e Porteiras (117%) já ultrapassaram esta meta e podem avançar, segundo os últimos dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), do último domingo (09).  

VACINÔMETRO NO CEARÁ | COVID-19

Atualizado em 11/5, 22h25

Receberam 1ª doseReceberam 2ª doseDoses recebidas
1.434.902841.1782.960.990
Fonte: Secretaria da Saúde do Ceará
Descarregar estes dados Criado com Datawrapper

Em contato com a Secretaria de Saúde de Porteiras, questionando se a campanha de vacinação avançou para a próxima etapa no seu Município, mas não houve retorno até a publicação.

De acordo com o secretário de Saúde de Milagres, Gean Karlo Feitosa, o município recebeu 119 doses destinadas para esta terceira etapa, que corresponde a 75% do público com comorbidades. Porém, adverte o gestor, este número pode subir à medida em que a população se cadastre na plataforma Saúde Digital. Até sexta-feira (14), ele projeta aplicar todas as unidades. 

“Já vacinamos 100% dos pacientes que fazem hemodiálise. Amanhã [quarta-feira], devemos concluir o restante das doses para as pessoas com comorbidades”, detalha o secretário. Hoje, Milagres só mantém no estoque as doses destinadas para gestantes e puérperas com comorbidades, aplicação que foi suspensa pela Anvisa. Ainda restam 14 pessoas com deficiência que devem ser contempladas até sexta-feira (14), já que parte mora na zona rural.  

Visitas domiciliares

As pessoas estão recebendo a vacina em visitas domiciliares, mas, no caso de comorbidades mais leves, o posto de saúde pode ser procurado. Neste momento, a grande preocupação do poder público de Milagres é motivar a população a se cadastrar. “Agentes de saúde estão, de casa em casa, ajudando as pessoas para realizar o cadastro”, explica Gean.  

Da segunda etapa, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, ainda restam 48 idosos. Contudo, o número deve baixar. “Alguns ainda são resistentes e outros estão doentes. Mas até o fim desta semana devemos concluir”, projeta o secretário.  

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin