Membros do PCC são presos no Ceará em operação coordenada nacionalmente
OperaçãoA Operação Flashback II tem como alvo integrantes da organização criminosa, que tem base no Mato Grosso do Sul. Até as primeiras horas desta terça-feira (28), pelo menos quatro foram presos na Região Norte do Estado
Integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foram presos no Ceará, na manhã desta terça-feira (28), em uma operação coordenada nacionalmente. Pelo menos 8 mandados de prisão foram expedidos no Estado. A segunda fase da Operação Flashback ocorre ainda em outras 10 unidades da federação ecumpre ainda ordens judiciais de busca e apreensão.
A operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa, que tem base no Mato Grosso do Sul, realizando prisões e buscas em vários endereços e fazendo ainda a coleta de material genético dos suspeitos, como forma de auxiliar na elucidação de crimes violentos. Segundo a polícia, o grupo é investigado pela prática de vários crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubo.
Em Sobral, na região Norte do Ceará, foram expedidos pelo menos cinco mandados de prisão. Em Santana do Acaraú, outros três. Pelo menos quatro pessoas foram presas, até a publicação desta matéria. A operação é realizada em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Ceará (MPCE).
“É de uma granda valia para a sociedade retirar esse pessoal [do convívio social]. Têm pessoas q foram presas recentemente com armas, presas por homicídios. Todos eles já respondiam [por crimes na Justiça] e estão sendo presos por determinação judicial”, avalia o tenente Francisco Edisio Moura.
Operação é coordenada nacionalmente
Do total, 82% das diligências da Operação Flashback II estão sendo realizadas no Nordeste, com 179 mandados expedidos.
Também foram alvo da operação alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Além do Ceará, a operação acontece em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí.
Ao todo, devem ser cumpridos 212 mandados de busca e apreensão, e de prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados nas quatro regiões brasileiras.
A Operação Flashback II mobiliza uma Força-Tarefa articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando órgãos Federais e diversos órgãos estaduais.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024