CE tem 4º maior índice de analfabetos acima de 15 anos, aponta Estudo da Abrinq

Os números da educação ainda são desanimadores para os mais pobres que dependem do ensino público. Um estudo da Fundação Abrinq baseado em números do PNAD 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado nesta terça-feira, mostra que 16% da população do Nordeste acima de 15 anos são analfabetos. Entre os 9 estados, o Ceará aparece com o 5º maior índice de analfabetismo nessa faixa etária.

O estudo aponta que esse triste cenário pode dificultar que o país alcance as metas assumidas em 2015 nos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). De acordo com a pesquisa, o analfabetismo atinge 8% da população brasileira acima de 15 anos. Porém, no Nordeste o índice é em dobro, atingindo 16,2% da população da região.

O Ceará aparece em uma posição nada confortável no ranking do analfabetismo entre os 9 estados do Nordeste, ficando atrás de: Alagoas (20%), Maranhão (18,8%), Piauí (18,2%), Ceará (17,3%) e Paraíba (17,1%).

Percentual de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais – Brasil e regiões:

  • Brasil: 8,0%
  • Nordeste: 16,2%
  • Norte: 9,1%
  • Centro-Oeste: 5,7%
  • Sudeste: 4,3%
  • Sul: 4,1%

Fonte: IBGE-Pnad

Entre os estados, as menores taxas de analfabetismo da população acima de 15 anos estão no Rio de Janeiro e Distrito Federal: 3% em ambos. Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina vêm em seguida, cada um com 3,5%.

Dificuldades para cumprir as metas

O levantamento da Abrinq tem por intuito discutir as metas assumidas pelo Brasil nos ODS, especificamente o ODS4 (garantia de educação inclusiva e equitativa de qualidade) e o ODS8 (erradicação do trabalho infantil, entre outros pontos). Na avaliação da fundação, as discrepâncias entre os estados e regiões nos índices levantados podem dificultar o alcance dos objetivos firmados até 2030.

As metas do Brasil nos ODSs se associam também aos objetivos traçados em 2014 no PNE (Plano Nacional de Educação). Uma das metas do Plano é erradicar o analfabetismo absoluto no Brasil até 2024.

  • PUBLICIDADE - FERNANDO MESQUITA
  • Fernando Mesquita Fernando Mesquita ou simplesmente Seu Fernando é um cidadão do mundo, já morou em várias cidades em estados diferentes da nossa federação, conhece praticamente toda América do sul (tem um filho que mora na bolivia) e já foi no outro lado mundo algumas vezes (tem dois filhos) que moram na austrália, mas foi em Taperuaba que escolheu viver. Fernando Mesquita nasceu pra ser empreendedor, prova disso que ainda mantem negócios por aqui, sua loja de peças de motos - Moto Xique e o balneário - Casa Amarela localizado na Vila Romana.
    • PUBLICIDADE - MERCADINHO CENTRAL
    Mercadinho Central O Mercadinho Central, localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo Nº 32 no centro de Taperuaba, traz em sua tradição familiar há mais completa variedade em frutas, verduras, laticínios e miudezas em geral. Nossa missão é oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado, excelência em alimentação, higiene e limpeza, proporcionando bem estar e um ambiente agradável, fazendo o melhor Mercadinho para você e sua família. Mercadinho Central - Organização Jorge Alves - Contatos: (88) 3613-6506 e 981135539

    Comentários

    Comentários

    Marcio Sousa

    Radialista profissional há mais de 15 anos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *